O grupo “Projetos de Leitura” atua em todo o Brasil com atividades que visam fomentar o hábito da leitura para crianças, jovens e adultos.
Com sede em São Paulo, Capital, o “Projetos de Leitura” foi criado pelo escritor e produtor cultural Laé de Souza, e iniciou seus trabalhos em 1998. Com vários projetos aprovados pelo Ministério da Cultura, apoio de patrocinadores e o envolvimento de educadores, o Grupo é referência de incentivo à leitura no país.
Ao longo dos seus mais de 25 anos de existência, o Grupo que iniciou suas atividades nas escolas, com o projeto Encontro com o Escritor, vem criando novos projetos que são desenvolvidos em outros espaços como, parques, hospitais, ônibus, metrô, grupos de terceira idade, empresas e praças públicas. O coordenador dos trabalhos, Laé de Souza, atribui o crescimento do grupo, a seriedade e ao comprometimento com as atividades, e parcerias com as pessoas envolvidas, sempre com o foco de formar leitores.
O primeiro projeto, Encontro com o Escritor, emprestava os livros nas escolas para desenvolver as atividades de leitura e culminava com uma palestra de Laé de Souza. A procura foi crescendo, de forma que foram surgindo outros projetos atendendo outros segmentos e passando a atender o público fora do estado de São Paulo. Além dos próprios projetos, o grupo participa de outras ações e faz doação de livros para bibliotecas públicas, ONGs, hospitais, contadores de histórias e outros projetos de produtores independentes. Os projetos atendem também escolas da Zona Rural, Fundação Casa (antiga Febem), penitenciárias, acampamentos MST e escolas índigenas.
O “Projetos de Leitura” não tem finalidade lucrativa e já participaram das atividades mais de 6 mil escolas, 80 hospitais, 100 grupos de terceira idade e mais de 200 cidades já receberam o projeto Caravana da Leitura. Os resultados conquistados ao longo desses anos comprovaram que é possível fazer do Brasil um país de leitores.