No dia 27, quarta-feira, a partir das 10h o Centro Educacional de Itacaré receberá a visita do escritor Laé de Souza para um bate-papo com os estudantes e professores da escola.
O Centro Educacional de Itacaré conta com cerca de 1.300 alunos, onde aproximadamente, 800 deles participaram do projeto Ler é Bom, Experimente, que está sendo aplicado em 31 escolas do município de Itacaré. O projeto, criado pelo escritor Laé de Souza, aprovado pelo Ministério da Cultura e com o patrocínio do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE é aplicado anualmente em escolas públicas de todo o país. Todas as escolas receberam livros para todos os alunos participantes do projeto e um manual para o professor desenvolver as atividades. A ideia é atrair os estudantes para uma participação ativa em um movimento literário na sua própria escola.
Nas atividades desenvolvidas na escola se envolvem coordenadores, professores e alunos, que leram o livro Nos bastidores do cotidiano e Sofia – Ser solidário é dez, de Laé de Souza, debateram os temas abordados nas obras, adaptaram as crônicas para textos teatrais, e escreveram crônicas e pequenas histórias com os personagens dos livros. Os melhores textos produzidos pelos estudantes concorrem com estudantes das demais escolas participantes, a terem o seu trabalho publicado no livro “As melhores crônicas dos projetos de leitura” que é publicado anualmente no final do projeto.
Durante a visita os estudantes conversarão com o escritor e terão a oportunidade de apresentar os seus trabalhos literários. “A disseminação da leitura na sala de aula, se bem orientada, poderá criar novos cidadãos apaixonados pela leitura e com vontade própria de ler. Nosso trabalho é desenvolvido para que os jovens se tornem adultos atraídos pelos encantos e aprendizado que a leitura de livros pode proporcionar”, diz Laé de Souza.
Sobre o autor
Laé de Souza é cronista, dramaturgo, produtor cultural, bacharel em Direito e Administração de Empresas, autor de vários projetos de incentivo à leitura e de livros infantis, juvenis e adultos, entre eles: “Acontece”, “Acredite se Quiser!”, a série “Quinho e o seu Cãozinho”, “Nos Bastidores do Cotidiano”, “Espiando o Mundo pela Fechadura”, “Coisas de Homem & Coisas de Mulher”.
Sobre o Grupo Projetos de Leitura
O Grupo Projetos de Leitura iniciou seu trabalho em 1998 e tem seus projetos aprovados pelo Ministério da Cultura, além de contar com o apoio de patrocinadores, parceiros e com o envolvimento dos professores. Com sede em São Paulo, o grupo atua em todo o território nacional desenvolvendo projetos sem fins lucrativos, com o objetivo de vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: desenvolver o hábito da leitura.
Mais informações no site: contato@projetosdeleitura.com.br – Tels.: (11) 2743-9491 – 2743-8400