Municípios de Jequié, Jaguaquara e Ubaitaba estão entre os participantes
Há mais de vinte anos o projeto “Minha Escola Lê”, vem realizando o grande sonho de professores e educadores: Alunos leitores! Além de leitores, os estudantes tornam-se autores com direito a ter os seus textos selecionados para uma coletânea, publicada anualmente, com as melhores produções literárias dos alunos participantes do projeto.
Aplicado em escolas públicas de todo o país, este ano com participação maior em municípios da Bahia, contemplando Jequié, Jaguaquara, Ubaitaba e São Gabriel, o programa, de autoria do escritor, baiano, jequieense, Laé de Souza, está ainda nos municípios de Icaraí de Minas_MG, Itaperuna-RJ, Itanhaém-SP, Cananéia-SP, Peruíbe-SP, Iperó-SP e Águas de Lindóia-SP. No projeto, desenvolvido em quase todas as escolas dos municípios, atendendo alunos do 3º ao 9º ano, cada aluno recebe um livro e material de apoio como folhas pautadas para redação, questionários, caderno de atividades e o professor, um manual para auxiliá-lo na execução das atividades dentro da sala de aula.
Após a realização das atividades sugeridas pelo projeto, entre as quais a adaptação dos textos para teatro, encenação teatral, ilustrações e discussão dos temas das obras, os alunos respondem a um questionário e desenvolvem textos baseados nas crônicas ou nas personagens das histórias. Dos textos produzidos, os melhores serão escolhidos por uma equipe do município e apresentados para publicação na coletânea denominada “As melhores histórias dos projetos de leitura” que neste ano terá a 12ª edição, com lançamentos previstos para Jequié e Jaguaquara em 4 e 11 de novembro/22, com a presença do escritor Laé de Souza.
O projeto, desenvolvido em parceria com as secretarias de educação dos municípios, aprovado pela Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo é realizado gratuitamente, com o apoio da lei de incentivo à cultura.
“Todos sabemos da importância da leitura e, nos tempos em que várias atividades simultâneas afastam o jovem da leitura, é preciso ter habilidade e apresentar tarefas interessantes para que ele leia e descubra o grande prazer que é a leitura. A possibilidade de ter o seu texto publicado, claro, atrai o estudante para uma leitura mais aprimorada. O projeto contribui, ainda, com o professor, empolgado com a possibilidade de ter o seu aluno leitor”, diz Laé de Souza, autor do projeto.
Para as atividades de leitura os estudantes receberam exemplares dos livros Sofia – Ser solidário é dez, Quinho e o seu cãozinho – A procura de Radar, Nos bastidores do cotidiano, Acontece, Espiando o mundo pela fechadura e em braile.
Sobre o autor
Laé de Souza, baiano, radicado em São Paulo, é cronista, dramaturgo, produtor cultural, bacharel em Direito e Administração de Empresas, autor de vários projetos de incentivo à leitura e de livros infantis, juvenis e adultos. Membro da Academia de Letras de Jequié e da Academia de Letras Ciências e Artes da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo e dedica-se ao incentivo à leitura.
Mais Informações
contato@projetosdeleitura.com.br
www.projetosdeleitura.com.br