Serão distribuídos gratuitamente 3 mil livros
“Um país se faz com homens e livros”, já dizia Monteiro Lobato. A frase traduz a valorização que Lobato dava à leitura e, por isso, nada mais justo que comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, em 18 de abril, dia do nascimento do escritor.
Para festejar a data, o Grupo Projetos de Leitura em parceria com a Secretaria de Cultura de Sorocaba realiza no dia 18 de abril/2023, terça-feira, o projeto Caravana da Leitura com distribuição gratuita de livros na Praça Coronel Fernando Prestes, das 10h às 15h. Na ocasião, o autor do projeto, o escritor Laé de Souza estará no local para acompanhar a equipe, conversar com os leitores e autografar as suas obras.
Serão doados no projeto 3.000 livros com a finalidade de fomentar a leitura e promover a circulação dos livros doados. Nos exemplares, o leitor encontrará um adesivo na capa, com a frase: “LEIA-ME E ME ESQUEÇA POR AÍ” e, na primeira página, a informação que, após a leitura “esqueça” o livro em outro local, para dar continuidade ao projeto. A ideia é que o leitor após a leitura deixe o livro em um local público como em um ônibus, em uma praça ou presentei alguém, para que outras pessoas tenham oportunidade de leitura.
Os livros são ilustrados e contam histórias emocionantes que permitem estimular a criatividade de crianças e adultos. A expectativa de Laé de Souza, autor do projeto é que os pais leiam com os seus filhos e descubram o grande prazer que isso traz para a família. Além de livros infantis e juvenis, também serão distribuídos exemplares dirigidos ao público adulto. “Acredito que a única forma de incentivar o hábito da leitura é permitir que o leitor tenha um contato mais íntimo com o livro. A proximidade com o livro, permite que o indivíduo desenvolva melhor a sua ortografia, imaginação, criatividade e a possibilidade de desfrutar de muitas histórias interessantes. Faz muito bem à criança ter a leitura de um livro compartilhada com os seus pais. Sair para o trabalho ou voltar para casa e receber um livro pode criar curiosidade e despertar o interesse pela leitura e quem sabe criar o hábito de ler com os filhos. Por que não?”, destaca Laé de Souza.
Grupo Projetos de Leitura
O Grupo Projetos de Leitura, que iniciou seu trabalho em 1998, reúne vários projetos de incentivo à leitura aprovados pelo Ministério da Cultura. Com sede em São Paulo, atua em todo o território nacional desenvolvendo projetos sem fins lucrativos, com o objetivo de vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: desenvolver o hábito da leitura.
Sobre o autor
O escritor Laé de Souza é cronista, dramaturgo, produtor cultural, bacharel em Direito e Administração de Empresas, autor de vários projetos de incentivo à leitura, de livros infantis, juvenis e adultos e coordenador do Grupo Projetos de Leitura há vinte e cinco anos.Mais informações no site www.projetosdeleitura.com.br
E-mail contato@projetosdeleitura.com.br